SCONTIME Comunicação
SCONTIME Comunicação
O rádio está longe de morrer!
6
0

O rádio está longe de morrer!

Por que não posso acreditar só nas redes sociais e ignorar o rádio como divulgador da minha empresa?

Reginaldo Osnildo
4 min
6
0

 ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏ ‌​‍‎‏

Oi.

Espero encontrar você bem.

Reginaldo Osnildo aqui.

Pois é, confesso que esse é um assunto que anda me tirando o sono ultimamente. Como profissional de marketing digital, sei muito bem o poder das redes sociais para divulgar marcas e negócios. É incrível como hoje podemos alcançar milhares de pessoas com apenas um post ou um story, não é mesmo?

No entanto, por mais incríveis que as redes sociais sejam, elas não podem ser a nossa única aposta quando o assunto é divulgação. E uma mídia que não podemos ignorar de jeito nenhum é o rádio.

Sim, você leu certo: o velho e bom rádio ainda é muito relevante nos dias de hoje, especialmente para divulgar negócios locais, como a sua empresa.

Não acredita em mim? Então vamos conversar um pouquinho aqui para eu te mostrar porque o rádio não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing. Topa?

O alcance regional do rádio é imbatível

Uma das grandes vantagens do rádio é que ele permite segmentar muito bem a divulgação por região. Ao anunciar na rádio local, você consegue impactar justamente o seu público-alvo, aquele que mora e consome próximo da sua empresa.

Já pensou que incrível é a dona Maria ouvir sobre a sua padaria todo dia quando está indo levar os filhos na escola? Ou o seu Manoel escutar a propaganda da sua oficina mecânica toda manhã quando sai para trabalhar?

Pois é, o rádio permite estar na rotina e no dia a dia do seu público local. Ele é como aquele vizinho próximo, que frequenta os mesmos lugares que você.

E esse alcance geográfico bem definido é muito interessante para os pequenos e médios negócios, que não precisam anunciar para o país inteiro, certo?

Imagem: SCONTIME/Midjourney
Imagem: SCONTIME/Midjourney

O rádio constrói proximidade com o ouvinte

Além de ter capilaridade regional, o rádio também constrói uma relação de proximidade e intimidade com quem escuta.

Afinal, é bem diferente ver um anúncio rápido na televisão versus escutar uma vinheta divertida ou uma conversa descontraída no rádio, não é mesmo?

Nada como o bom humor e o tom de conversa do rádio para fazer o ouvinte se sentir próximo da sua marca.

Essa proximidade é ótima para conquistar a confiança e simpatia do público, elementos fundamentais para fidelizar clientes.

O rádio complementa muito bem as redes sociais

Um ponto importante que preciso te falar: o rádio não compete com as redes sociais, muito pelo contrário. Ele complementa e potencializa a presença digital da sua empresa.

Enquanto no digital o contato com sua marca pode ser superficial e passageiro, no rádio ele é muito mais prolongado.

Então uma boa é investir em anúncios no rádio que reforcem e enviem o público para suas redes sociais e site. Dessa forma, você constrói uma comunicação integrada e consistente.

E nunca se esqueça de adaptar a linguagem na hora de produzir os anúncios de rádio. Como a escuta é passiva, as mensagens precisam ser curtas, claras e criativas.

Explorar jingles, slogans e o bom humor da rádio pode fazer toda a diferença na hora de fixar a sua marca na mente do ouvinte.

O custo x benefício do rádio é excelente

E para fechar, precisamos falar da questão financeira, não é mesmo? Afinal, todo negócio precisa ter um bom custo-benefício.

Pois saiba que anunciar no rádio local costuma sair bem mais em conta do que em outras mídias massivas, como TV e jornal.

Para pequenos e médios negócios, como cafés, restaurantes, salões de beleza e lojas, o rádio é uma opção viável e acessível.

E o melhor: o retorno costuma ser bastante positivo! Muitos empreendedores percebem um aumento real nas vendas e no movimento após investirem em anúncios nas rádios locais.

Portanto, não tenha medo de apostar nessa mídia tradicional. Ela ainda tem muita força e pode te ajudar a alavancar os seus negócios!

O rádio está longe de morrer!

Então, meu amigo, espero que agora você tenha visto que o rádio não está morto e enterrado como muita gente pensa. Pelo contrário: essa mídia veterana ainda tem muita vitalidade e pode te ajudar a impulsionar os seus negócios locais.

Aposte em anúncios criativos e bem segmentados na rádio da sua região. Integre com suas redes sociais e site, explore o bom humor da mídia e capriche na proximidade com o público.

Com uma boa estratégia, o rádio com certeza vai complementar muito bem sua presença digital e contribuir para você vender mais e fidelizar novos clientes.

Estou aqui para ajudar no que for preciso nessa jornada de divulgar a sua empresa e fazer ela crescer sempre mais.

Abraço e sucesso! Conte comigo!

QUERO SABER MAIS SOBRE O RÁDIO